Global Organic Textile Standard (GOTS)

Scroll down to content

Global Organic Textile Standard (GOTS) é a certificação padrão quando falamos sobre tecidos orgânicos. Ele representa alto padrão de critérios ambientais e sociais da cadeira de valor das fibras orgânicas.

Os tecidos, para receberem a certificação, devem conter um mínimo de 70% de fibras orgânicas naturais certificadas. Os químicos utilizados devem também obedecer critérios ambientais e toxicológicos, além de tratamento de água em qualquer processo envolvido. A escolha dos toques finais é limitado de acordo com os aspectos ecológicos.

Um produto que contém o selo do GOTS ORGÂNICO deve conter um mínimo de 95% de fibras orgânicas certificadas, enquanto o selo FEITO COM ORGÂNICOS deve conter um mínimo de 70%. A certificação considera também a parte social em relação às condições de trabalho de quem produz o tecido, e garante que não há substâncias tóxicas usadas nos processos que sejam nocivos aos humanos.

Os critérios ambientais considerados nessa certificação incluem que todos os processos que envolvem a fibra orgânica devem ser separados dos de fibras comuns, e isso deve estar devidamente identificado; os químicos adicionados devem ser avaliados e seguir requisitos básicos de toxidade e biodegradabilidade; é proibido o uso de metais pesados, solventes aromáticos, GMO (organismos geneticamente modificados), nanopartículas funcionais, entre outras; o uso de agentes sintéticos é restrito; alvejantes devem ter como base oxigênio e não cloro; tintas e corantes não podem ter componentes cancerígenos, assim como estamparia que utiliza solventes aromáticos e métodos que necessitam plastisol, PVC e ftalato; os operadores devem ter políticas ambientais como metas e procesimentos que minimizam desperdícios e descargas; unidades de processamento de molhados devem manter registros do uso de químicos, energia, água e desperdícios, incluindo o iodo – e a água deve ser tratada; os materiais de embalagens não podem conter PVC, e os papéis utilizados em embalagens, tags, etc devem ser reciclados ou certificados de acordo com o FSC ou PEFC*.

Os critérios de qualidade e humanos considera que a qualidade técnica dos parâmetros devem ser seguidas e que os materiais ainda crus, intermediários ou produtos finais devem ter limites restritos em relação aos resíduos gerados. Socialmente, a certificação considera que se siga as normas internacionais de organização laboral (ILO) por todos os envolvidos no processo – deve existir uma gestão centralizada para garantir que isso seja de fato seguido.

 

* A certificação FSCTM, emitida pelo Forest Stewardship Council™, e a certificaçãoPEFCTM, emitida pelo Program for the Endorsement of Forest Certification, são selos reconhecidos internacionalmente para operações em florestais sustentáveis e bem manejadas.
https://fi.fsc.org/fi-fi
https://www.pefc.org/
https://www.ilo.org/global/lang–en/index.htm
https://www.global-standard.org/the-standard/general-description.html

One Reply to “Global Organic Textile Standard (GOTS)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: